21 de jul de 2017

Vistoria no transporte escolar começa na segunda, 24


A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) inicia na segunda, 24, vistoria nos veículos utilizados no transporte escolar. O procedimento, realizado a cada seis meses no pátio da Semob (avenida Colombo, 3114), seguirá até o próximo dia 26 com a verificação de itens que proporcionam segurança e conforto. A vistoria é compulsória.

Aprovado na vistoria, o veículo recebe selo fixado no lado direito do para brisa, canto inferior, reconhecendo que está habilitado para o transporte escolar. Caso seja identificada alguma irregularidade, o permissionário (motorista) é notificado a resolver o problema e retornar em data previamente agendada para nova vistoria.

Caso não cumpra a exigência, o permissionário não recebe o selo de aprovação, fica impedido de exercer o serviço de transporte de passageiros e fica sujeito a multa e outras penalidades previstas na legislação. No ato da vistoria, é necessário entregar documentação comprobatória de qualificação e idoneidade do motorista para a execução do serviço.

"Usuários do transporte escolar devem exigir sempre o selo de vistoria ao utilizar o serviço, pois é a garantia de que o veículo está devidamente cadastrados e regularizados, inclusive com apólice de seguro, comprovando também a idoneidade e qualificação do seu motorista para a execução deste serviço", explica o secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur.

Durante a inspeção veicular, serão verificados itens como, farol alto/baixo, luz de seta, luz de posição, luz de freio, luz de placa, luz de ré, buzina, limpadores, para brisa, retrovisores, sistema de escapamento, pneus e estepe, macaco e triângulo, extintor de incêndio o cronotacógrafo, chave de rodas, lataria, tapeçaria, cintos de segurança, aparência, higienização".

Saiba mais
Pais e demais usuários que constatarem irregularidades no transporte devem denunciar os responsáveis à Gerência de Concessões pelos telefones 3221-8510 e 3221-8511 ou através da Ouvidoria Municipal (telefone 156). Os mesmos telefones podem ser acionados para informações adicionais sobre a vistoria.